Mentoring tem um papel importante na configuração corporativa atual.

O Mentoring estruturado é uma prática fundamental dentro das organizações que buscam aumentar seu desempenho, pois o Mentoring é uma ferramenta que pode ser usada por todos os departamentos dentro de uma empresa – sendo a área comercial a mais ideal pela natureza de respostas rápidas e os resultados imediatos.

Devido à natureza individual da venda, tendemos a pensar equivocadamente como algo que você precisa fazer e ter sucesso sozinho. No entanto, quando se trata de alcançar um nível de desempenho muito maior, um bom Mentor de vendas pode ajudar a obter uma melhor perspectiva e obter muito mais do que você pensou ser possível.

Ter um Mentor para guiar pode ajudar de muitas maneiras significativas que nunca se imaginou na jornada para ser um vendedor de alta performance. Como por exemplo:

Compartilhar experiências – A maioria das situações que se encontra na carreira de vendas – mesmo as mais difíceis e mais frustrantes – não são verdadeiramente únicas. Um bom Mentor pode dizer como eles lidaram com um desafio semelhante e transformaram em uma oportunidade, ou o que aprenderam com a experiência. Você pode conseguir um atalho para o sucesso graças ao seu Mentor.

Exprimir uma perspectiva diferente – Cada um de nós tem pontos cegos em nosso próprio desempenho e execução. Pontos fortes e fracos, dos quais talvez não possamos estar plenamente conscientes. Um Mentor experiente pode ajudar a reconhecer e superar de forma construtiva. Isto se aplica tanto no nível tático, quanto no estratégico. Muitas vezes, um Mentor pode ajudar a encontrar “a grande visão de imagem” de você e sua carreira, levando a perguntas e insights que resultam em novos rumos.

Fornecer incentivo e conselhos – Muitas das relações profissionais, especialmente com gerentes e supervisores, giram em torno dos interesses da empresa, e não dos seus. Um Mentor tem os “Seus” interesses na cabeça e pode ajudá-lo a impulsionar a sua carreira para frente. Quem tenha sido bem sucedido em sua própria carreira de vendas irá fornecer encorajamento e conselhos em que você se encaixa.

Desafiar você – Muitos vendedores pensam que o relacionamento com um Mentor, gira em torno de conselhos sábios e um pouco mais. Certamente, essa é uma parte importante, mas um grande Mentor não apenas irá dizer o que ele sabe. Ele irá empurrá-lo para tirar mais proveito de você. Isso porque o Mentor vê seus pontos fortes, bem como suas deficiências e espera que você faça o melhor com todos os seus talentos. Em outras palavras, eles serão os únicos que o ajudam a nunca se conformar com o “bom é o suficiente”.

No caso das organizações, manter programas de Mentoring estruturados para sua área de vendas, proporciona vários benefícios, que permitem garantir os resultados em vendas. Entre eles destacamos:

Os vendedores são frequentemente jovens e inexperientes

Os vendedores são frequentemente recém-graduados, o que também significa que eles são jovens e inexperientes. Uma maneira de garantir que você nunca obtenha o máximo de um recém-graduado é abandoná-los. Alguns aumentarão, a maioria cairá. Um programa formal de Mentoring pode filtrar os vendedores de primeira viagem através do processo de aprendizagem, para se tornarem bons Mentores, criando um ciclo perpétuo de aprendizado, retenção e transferência de conhecimento melhorado.

Os vendedores precisam de um treinador objetivo e imparcial

As equipes de vendas geralmente possuem fortes estruturas hierárquicas com níveis rígidos. Os vendedores júniores têm as lideranças de equipe, que se reportam a um diretor de vendas, que então se reporta ao CEO. Mas esta é a maneira de tirar o máximo proveito dos vendedores? Quem está treinando ou orientando esses vendedores através de suas carreiras?

As lideranças da equipe sempre têm a “pele” no jogo e suas equipes sabem disso. Inerentemente, eles não podem ser um Mentor imparcial. Eles também raramente têm tempo para se envolver em qualquer coisa que se assemelhe a Mentoring. Os vendedores precisam de alguém fora de sua equipe de vendas para falar, expressar suas frustrações e aprender – alguém que pode oferecer seu tempo, forneça feedback e sugestões verdadeiramente objetivos.

Os vendedores precisam de conselhos e apoio moral

As vendas são um show difícil, principalmente porque tem natureza ascendente, descendente e cíclica. Uma semana você é um herói, na próxima você está pensando em se aposentar. Não importa quanto tempo você esteja em vendas, quando você está tendo um período difícil, é horrível. Os vendedores precisam de conselhos e apoio durante essas fases. Uma das principais razões pelas quais as pessoas não gostam de vendas é por que a pressão é muito grande. Uma ótima maneira de respirar e aliviar da pressão são conversar com alguém que está disposto a ouvir, uma pessoa que pode acalmar um vendedor em baixa performance e coloca-lo de volta no caminho certo e racional.

Você está desperdiçando experiência e conhecimento valiosos

Se você não possui um programa de Mentoring estruturado, você está sufocando a troca de conhecimento potencialmente valioso. As organizações têm uma série de vendedores sêniores bem-sucedidos que podem oferecer conselhos, dicas e know-how incríveis para vendedores mais jovens. Os vendedores tendem a operar em silos, porque são pessoas ocupadas. Os líderes de vendas raramente se sentam com os vendedores juniores para discutir como ser bem sucedido. Destruir os silos e conectar vendedores de diferentes qualidade e experiência através do Mentoring é um pré-requisito para chegar perto do potencial da sua equipe.

Os vendedores se beneficiam de uma mentalidade de definição de objetivos

A definição de objetivos é parte integrante da orientação e também é parte integrante da meta de vendas. Fornecer ao pessoal de vendas um Mentor, que não só pode treiná-los através de suas vendas e objetivos profissionais, mas também ajudá-los a definir e alcançar seus objetivos pessoais cria uma grande sinergia. Alinhar os esforços pessoais de um empregado com sua carreira e esforços de vendas, assegurará que ambas as facetas da sua vida sejam otimizadas.

Estes são apenas cinco dos motivos. Os vendedores e as equipes de vendas podem se beneficiar de várias outras formas de um programa estruturado de Mentoring. Pois a maioria dos vendedores está sendo deixada por sua própria iniciativa, com enorme custo para as organizações.

Incorporar uma cultura de Mentoring em uma organização é uma maneira viável de obter mais esforço e desempenho de seus vendedores; reduzir o volume de recursos empregados e assegurar que vendedores estejam constantemente envolvidos e em desenvolvimento. O Mentoring torna a orientação, um ótimo retorno sobre o investimento.

 

Conheça mais sobre a Direct Link Consultoria ou acesse nossos Produtos e Serviços, Clientes e Cases de Clientes