Consultoria de Vendas – Por que devo contratar?

Empresas contratam uma Consultoria de Vendas para melhorar resultados, corrigir estratégias ineficazes ou se adaptar às mudanças do mercado. Em todos os casos, é preciso reavaliar a abordagem de vendas.

Além disto, empresas frequentemente usam políticas de vendas adaptadas a um momento específico, que com o tempo se tornam desatualizadas. A mudança é constante em políticas, procedimentos e processos, e elas devem ser atualizados para se alinhar com o presente. Se não forem atualizados a tempo, isso pode prejudicar o crescimento da empresa.

Os desafios comerciais envolvem muitos aspectos. Política de produto, preços, distribuição, remuneração, relacionamento com o cliente, tratamento de reclamações, desenvolvimento de novos produtos, entre outras, são áreas em que uma empresa de Consultoria de Vendas pode oferecer colaboração importante.

Objeções comuns à contratação

Empresários frequentemente têm objeções ao trabalho com consultorias. Entre eles destacamos:

  • Custo: Uma das principais objeções à contratação de consultorias de vendas é o custo. Empresários frequentemente se preocupam com o investimento financeiro necessário e se questionam se o retorno sobre o investimento (ROI) justificará o custo.
  • Desconfiança: Alguns empresários podem duvidar da eficácia de consultorias de vendas, especialmente se não tiveram experiência anterior com elas. Eles podem questionar a capacidade da consultoria em impulsionar suas vendas e aumentar a receita de fato.
  • Controle: Há empresários que acreditam que contratar uma consultoria de vendas significa perder o controle sobre suas vendas e sua empresa. Eles podem recear que a consultoria imponha mudanças inadequadas para o seu negócio.
  • Tempo: Outros empresários podem temer que o trabalho com uma consultoria de vendas demande muito tempo, impedindo-os de focar em outras áreas cruciais de seus negócios.
  • Falta de conhecimento: Alguns empresários podem achar que não possuem conhecimento suficiente em vendas para colaborar eficazmente com uma consultoria. Sentem insegurança em relação à capacidade de implementar as recomendações da consultoria.

Aqui estão algumas razões para contratar

Uma boa empresa de Consultoria de Vendas deve ser a primeira escolha ao procurar melhorar os seus resultados de vendas:

1. As empresas de Consultoria podem oferecer uma nova perspectiva: muitas vezes, consultorias oferecem uma perspectiva imparcial de terceiros, identificando desafios e oportunidades que podem não ser evidentes internamente, acelerando a melhoria dos resultados.

2. Empresários tem um trabalho rotineiro: identificar e corrigir desafios em vendas é um trabalho em tempo integral. Muitos líderes de vendas não conseguem equilibrar suas tarefas diárias com o esforço necessário para melhorar os resultados de vendas.

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3. Organizações comerciais devem economizar tempo no desenvolvimento e implementação de novas abordagens de vendas: não é mais viável experimentar e avaliar erros e acertos no processo de vendas. Com a ajuda de empresas de Consultoria, sua empresa acelera a obtenção de resultados que, de outra forma, poderiam demorar muito tempo ou nunca se concretizar.

4. Empresas de Consultoria de Vendas integram práticas internas e externas: muitas organizações de vendas têm áreas bem-sucedidas e outras que precisam de aprimoramento. A consultoria permite otimizar o que funciona e fortalecer as áreas que requerem melhoria, usando sua expertise.

5. As organizações de vendas são complexas: construir uma equipe de vendas de alto nível é desafiador. Uma empresa de Consultoria de Vendas competente oferece orientação e experiência para simplificar o processo e alcançar resultados mais rapidamente.

6. Quando se fala de resultado na área comercial só há um indicador: na área de vendas, o único indicador que importa é o próprio ato de vender, seja em volume de produtos vendidos ou em faturamento. É crucial que os resultados em vendas sejam consistentes. Portanto, abordar vendas requer uma abordagem sistemática que envolve estratégia de vendas e gerenciamento cotidiano. Uma empresa de Consultoria de Vendas pode ajudar a implementar ações integradas para aprimorar e sustentar resultados comerciais ao longo do tempo, aumentando a previsibilidade das vendas.

7. Sua empresa é única: abordagens genéricas, como treinamento padrão, sistemas de CRM ou palestras motivacionais, não são adequadas para a maioria das empresas, cujos produtos e equipes de vendas são altamente distintos para se beneficiar de uma abordagem única na busca por mudanças duradouras.

Como contratar uma empresa de Consultoria de Vendas

Segundo o consultor e palestrante Richard Harris, ao contratar uma empresa de Consultoria de Vendas, é fundamental observar cinco habilidades e qualidades essenciais. Veja a seguir dicas sobre como fazer a contratação e o que buscar:

1. A empresa de Consultoria de Vendas reconhece o valor do seu produto?

Uma Consultoria eficaz deve compreender o seu produto e o seu valor para os clientes. Ela deve ter conhecimento da experiência, missão e história da sua empresa a fim de compreender o seu processo comercial.

2. A Consultoria de Vendas tem uma metodologia ou técnica específica?

Uma empresa de Consultoria competente deve oferecer métodos ou orientações inovadoras para aprimorar o seu processo de vendas. Essas abordagens devem ser personalizadas para atender às suas necessidades e expectativas.

3. Eles podem adaptar seus serviços às suas necessidades?

Uma Consultoria de qualidade deve ser capaz de identificar e eliminar as áreas onde sua empresa enfrenta desafios e desenvolver uma abordagem personalizada para resolvê-los. Devem ser flexíveis e bem versados em vendas e marketing para avaliar as áreas que requerem atenção e aplicar as soluções necessárias.

4. Qual é o seu histórico?

As empresas de Consultoria têm evidências sólidas de seus serviços, como depoimentos de clientes ou estudos de caso de projetos anteriores? Eles podem fornecer contatos de referência que possam atestar a qualidade de seu trabalho?

5. A maneira como eles trabalham é distinta das demais?

Uma Consultoria eficaz deve adotar uma abordagem inovadora, baseada em anos de experiência e pesquisa, acompanhando as tendências atuais do setor de vendas. Eles devem ter um conhecimento aprofundado do seu produto e seu valor, assim como qualquer membro de sua equipe.

Quando contratar uma Consultoria de Vendas

Em algum momento, sua empresa pode precisar de serviços de Consultoria de Vendas, seja para obter informações de mercado, conselhos, habilidades, estratégias ou técnicas que não existem internamente. Uma empresa de Consultoria pode oferecer soluções para uma variedade de desafios comerciais.

Em termos gerais, a consultoria trabalha com você em estratégia, planejamento e resolução de problemas, ajudando a aprimorar suas habilidades e conhecimentos em várias áreas de vendas e gestão comercial.

No entanto, o ponto crucial a se observar é que, além de desenvolver uma estratégia e um plano de ação, a empresa de Consultoria de Vendas deve comprometer-se com a implementação efetiva. Isso envolve auxiliar na gestão diária das atividades de vendas, perseguindo resultados junto com sua equipe comercial.

Isso faz toda a diferença entre uma consultoria que fornece diretrizes e uma que ajuda a alcançar resultados. Ao contratar uma consultoria, esse compromisso, juntamente com seu histórico de casos de sucesso, será o fator determinante entre o sucesso e o fracasso da iniciativa.

 

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