Canal de Vendas Online – Como decidir em qual vender seus produtos.

Quer você queira vender sabonetes artesanais ou os mais recentes lançamentos de tecnologia, não faltam Canais de Vendas Online para escolher.

Só há um problema: alguns Canais de Vendas Online oferecem modelos de design e terceirização de atendimento, enquanto outros oferecem leilões de produtos e várias opções de preços. Além disto, quando você está procurando a plataforma certa, há muitas informações a serem examinadas e consideradas.

Para ajudar no entendimento elaboramos um guia para ajudar a tornar seu processo de decisão um pouco mais fácil.

Você não precisa se acomodar em uma plataforma simplesmente porque é onde os seus concorrentes optaram por vender seus produtos. Em vez disso, você pode escolher uma plataforma com base em suas necessidades específicas.

Para ajudá-lo a começar a escolher uma plataforma com base nessas necessidades e, em seguida, vamos ver como descobrir o que você precisa em um Canal de Vendas Online.

Critérios para Avaliar Plataformas Online

Para ajudá-lo a descobrir o que você precisa de uma Plataforma Online, aqui estão cinco critérios principais a serem considerados. Cada um deles o ajudará a comparar plataformas para encontrar aquela que mais se adequa para você:

Recursos da plataforma – Pense sobre quais recursos são importantes para você. Você deseja gerenciar listagens, relatórios e atendimento em um só lugar ou concorda em conectar aplicativos externos à sua loja?

Flexibilidade e usabilidade – Pense em seu nível de habilidade e quanta energia você deseja investir na construção e manutenção de sua loja. Você concorda em arregaçar as mangas e construir do zero ou prefere uma ferramenta simples de arrastar e soltar?

Opções de atendimento – Pense nos tipos de opções de atendimento de que você precisa. Dependendo do tamanho de sua loja, você deseja embalar e enviar pedidos por conta própria ou deseja terceirizar essas tarefas?

Cenário competitivo – Pense nos tipos de produtos que você vai vender. Lembre-se de que nem todos os produtos vendem bem em todas as plataformas. Você deseja usar uma plataforma que lhe dará exposição ao seu público-alvo, ou não?

Preço – Considere quanto você deseja gastar em um canal de vendas online. Algumas plataformas têm taxas de assinatura mensal, mas fornecem acesso a recursos extras. Outras plataformas são gratuitas, mas muitas marcas competem nela.

Cinco principais tipos de Canais de Vendas Online

Existem muitos canais de vendas a serem considerados. A seguir listamos cinco dos Canais de Vendas Online mais populares disponíveis:

1. Marketplaces Generalistas

Um Marketplace Generalista é um bom lugar para vender itens com apelo de massa. Eles oferecem uma ampla gama de produtos e atraem muitos tipos diferentes de clientes. Há muitos benefícios em vender nos Marketplaces Generalistas, sendo os dois principais benefícios a credibilidade e grandes públicos.

No entanto, a maior desvantagem de um Marketplace Generalista é a incapacidade de construir “sua” marca. Os clientes que compram produtos na Amazon normalmente não associam a compra ao vendedor terceirizado (você). Esse tipo de canal de vendas online torna difícil criar uma marca memorável e construir um relacionamento de longo prazo com os clientes.

Outra desvantagem é o número de requisitos, regras e taxas definidas pelos Marketplaces. Muitos destes Marketplaces têm restrições sobre os tipos de produtos vendidos inclusive. Exemplos de Marketplaces Generalistas: Mercado Livre, Amazon, Americanas.com, Magazine Luiza.

2. Marketplaces Especializados

Ao contrário dos Marketplaces Generalistas, os Especializados exploram segmentos ou nichos, a partir de públicos ou mesmo produtos e serviços. Neste ambiente a proposta envolve uma percepção mercadológica muito maior do que nos Marketplaces Generalistas. Mas não se engane. Não é por que você está focado em um nicho ou mesmo segmento que tudo está resolvido.

Os Marketplaces Especializados são muito mais interessantes para falar com seu público alvo e reforçar seu posicionamento de marca, porém você poderá enfrentar diversas dificuldades, seja de estrutura ou até mesmo de capacidade do Marketplace em gerar tráfego.

De qualquer forma se você já definiu uma estratégia focada em explorar um nicho ou segmento os Marketplaces Especializados podem se tornar uma excelente oportunidade para você comercializar os seus produtos. Exemplos de Marketplaces Especializados: Mobly, Centauro, Kanui, Tricae.

3. Marketplaces de Leilão

No mercado de leilões o mais popular é o eBay. Os leilões são perfeitos para itens colecionáveis, itens raros ou para a venda de produtos em quantidades únicas. A maioria dos mercados de leilão não cobra taxas de inscrição e o custo para o vendedor é na forma de uma comissão – ou uma porcentagem do preço de venda.

Lembre-se de que as vendas em um mercado de leilão podem ser mais lentas do que em um Marketingplace Generalista ou Especializado. Você também pode perder dinheiro com o produto se ele não atrair atenção suficiente. Exemplos de mercados de leilão: AuctionZip, eBay, Megaleilões, eBid, Mega Leilões.

4. Redes Sociais

Há uma série de maneiras diferentes para vender produtos através das mídias sociais. De uma loja do Facebook a pins compráveis ​​no Pinterest. Vender nas redes sociais pode ser vantajoso, pois não exige tanto esforço quanto um novo site ou mercado. Se você tem muitos seguidores de mídia social, esse tipo de canal de vendas pode ser uma ótima opção para gerar receita rápida.

Exemplos de sites de venda de mídia social: Loja do Facebook, Facebook Marketplace, Pins de compra no Pinterest, Botões de compra do Instagram.

5. Site de Ecommerce próprio

Se você está pronto para construir sua marca, pode ser hora de investir em seu próprio Ecommerce. Ter seu próprio Ecommerce significa que você não precisa lidar com restrições, taxas e regulamentações do mercado.

É claro que construir e manter seu próprio site pode consumir muito tempo. Lidar com a operacionalização, a funcionalidade e a segurança costuma ser um trabalho de tempo integral. Embora você não tenha de lidar com taxas, atrair o tráfego certo para um novo site pode ser mais caro do que alavancar o tráfego existente para um mercado.

Embora investir em sua própria loja online possa exigir mais recursos, os benefícios de longo prazo são muito maiores do que depender de um Marketplace de terceiros, o que torna sua própria loja na web um dos melhores canais de vendas disponíveis. As plataformas de carrinho de compras incluem: 3dCart, BigCommerce, Magento, Shopify, WooCommerce.

Conclusão

A decisão por qual Canal de Vendas Online pode parecer difícil no início. Há muitas partes ​a serem consideradas. Quais canais serão os melhores para sua marca? O que funciona melhor para seus clientes? Como você pode gerenciar o estoque crescente e as necessidades de dados? Como integrar seus Canais de Vendas Online com o Offline?

Felizmente, com um pouco de foco e gerenciamento, você pode colher os frutos. Afinal você sempre deve ter maior visibilidade, uma base de clientes maior e claro, mais vendas.

Independentemente do canal de vendas, os fatores determinantes para fazer uma escolha sólida permanecem os mesmos: seu modelo de negócios, a marca, provedores de pagamento, objetivos futuros e produtos. Quando você leva esses pontos em consideração, encontrar os melhores Canais de Vendas Online pode ser fácil e tem o potencial de levar seu negócio para o próximo nível.

Diversificar as opções de venda é o nome do jogo hoje em dia, não porque seja legal ou moderno, mas porque é assim que seus clientes já estão comprando.